Ilha de Itaparica




A Ilha de Itaparica está localizada na baía de Todos os Santos, no litoral do Estado da Bahia, no Brasil. Abriga dois municípios: Itaparica e Vera Cruz.
Tem mais de trinta e seis quilômetros de comprimento, 146 km² de superfície, sendo habitada por cinqüenta e cinco mil pessoas, distribuídas em trinta e cinco localidades, constituindo dois municípios. Em língua tupi, a expressão "itaparica" significa "cerca de pedra". A ilha foi descoberta em 1º de novembro de 1501 por Américo Vespúcio, juntamente com a Baía de Todos os Santos.
A sua ocupação deu-se a partir de um pequeno núcleo de povoamento fundado por jesuítas na contra-costa em 1560, onde hoje se localiza a vila de Baiacu – então denominada como Vila do Senhor da Vera Cruz. Nesse período foi nela iniciada a primeira plantação de cana-de-açúcar, assim como a cultura do trigo, tendo recebido os primeiros exemplares de gado bovino. Foi ainda em Baiacu que aqueles religiosos fizeram erguer a primeira obra de engenharia hidráulica da colônia: uma barragem para o suprimento de água potável e para os serviços da povoação. Mais em.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Ilha_de_Itaparica

Fotos Google Imagens

Comentários