Itabuna Bahia




Itabuna é um município brasileiro situado no sul do estado da Bahia. Possui uma área total de 443,198 km²; sendo o 5° município baiano em população residente (210.604 habitantes segundo contagem populacional de 2007 do IBGE), superado por Salvador, Feira de Santana, Vitória da Conquista e Juazeiro. Seu nome é derivado dos termos em tupi ita (pedra) + aba (Imediações [de um lugar], arredores) + una (preta); ou seja, Lugar de pedra(s) preta(s).
Itabuna é a terra natal do escritor Jorge Amado que a relata em algumas de suas obras, como Gabriela, Cravo e Canela e Terras do sem fim. O povoamento começou quando a região servia como principal ponto de passagem de tropeiros que se dirigiam a Vitória da Conquista. Na região cortada pelo rio Cachoeira, surgiu o Arraial de Tabocas em 1857, em meio à mata que então era desbravada.
O nome Tabocas, segundo a tradição, deve-se a um imenso jequitibá, de cuja derrubada fora feita uma disputa, sendo aquele o "pau da taboca", ou seja, da roça que se abria.
O povoamento deu-se apenas a partir de 1867, feito principalmente por migrantes sergipanos, dentre os quais "Felix Sevirino de Oliveira, depois conhecido como Felix Sevirino do Amor Divino" eJosé Firmino Alves',que eram primos. Felix fundou na entrada de Itabuna a Fazenda Marimbeta, hoje existe uma rua com esse nome no bairro da Conceição, eles vieram da Chapada dos Índios, atual Cristinápolis - SE, a quem se atribui a fundação da futura cidade de Itabuna.Mais em.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Itabuna
Fotos Google Imagens

Comentários