Alagoinhas Bahia




Alagoinhas é um município brasileiro que está localizado no leste da Bahia. Sua área é de 734 km² e sua população era em 2005 de 138.366 habitantes, tendo portanto uma densidade demográfica de 188,50 hab/km².
Limita-se ao norte com o município de Inhambupe, ao sul com o município de Catu, a leste com o município de Araças, a oeste com o município de Aramari, a nordeste com o município de Entre Rios e a sudoeste com o município de Teodoro Sampaio.
Seu nome se deve aos rios Sauípe, Catu, Subaúma e Quiricó, às lagoas e córregos existentes na região. E assim sua água é considerada de excelente qualidade, sendo uma de suas maiores riquezas, e que faz parte do aqüífero que vai desde Dias d'Ávila a Tucano.
Alguns alagoinhenses se destacaram bastante no campo da literatura, como Maria Feijó, José Olívio Paranhos Lima, o jovem escritor, Gabriel Matos, e o poeta Lázaro Zacariades.

Seu povoamento foi iniciado no final do século XVIII, quando um padre português fundou uma capela no seu território e daí começou a próspera vila em função da chegada de imigrantes e da passagem da estrada de boiadas, acesso para o norte e para o sertão, motivo do título dado por Ruy Barbosa de "Pórtico de Ouro do Sertão Baiano".

Mais em.http://pt.wikipedia.org/wiki/Alagoinhas

Fotos.http://www.flickr.com/search/?q=alagoinha+bahia

Comentários