Ibotirama Bahia




Ibotirama é um município brasileiro do estado da Bahia.Ibotirama na língua tupi significa "futuro florido". Sua população estimada em 2004 era de 24.600 habitantes.
Atualmente no município de Ibotirama, pouco há registrado sobre os primeiros povos habitantes da região. Segundo MOACIR ARAÚJO (1983) o que se encontra nas fontes históricas, é que os primeiros povoadores foram os índios Tupi-Guaranis, que deixaram na Vila da Pirajiba rochas, locais identificados por pinturas, desenhos e escritos na Língua Tupi-guarani.(IBGE 1983-1984).

No século XVIII foram surgindo os primeiros moradores descendentes de portugueses. Em 1732, surge a primeira fazenda que recebe o nome de Bom Jardim, devido a grande quantidade e variedade de flores existentes nessa propriedade. Esta fazenda pertencia a Dona Joana Guedes de Brito, filha de Antônio Guedes de Brito, o primeiro Conde da Ponte que, por volta de 27 de agosto de 1663, recebeu por doação do Rei de Portugal, D. João VI, uma sesmaria, assim compreendida, desde o Morro do Chapéu, até a nascente do Rio das Velhas. Consta nos Anais do arquivo público da Bahia - Volumes VI e VII. Mais em.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Ibotirama

Comentários