Ribeira do Pombal Bahia



Ribeira do Pombal é um município brasileiro do estado da Bahia. Sua população estimada em 2007 era de 47.400 habitantes.

O município de Ribeira do Pombal tem o seu nome em homenagem ao célebre primeiro-ministro do reino de Portugal, Sebastião José de Carvalho e Melo.

O município teve sua origem a partir de uma aldeia de índios cariris.

Em 1667 os Jesuítas o padre João de Barros e o padre Jacob Rolando chegaram ao local com o intuito de catequizar os índios e acabaram erguendo uma capela com o nome de Santa Teresa. Com a devoção à santa e devido a uma vasta vegetação bastante peculiar na região, o município passa inicialmente a se chamar Canabrava de Santa Teresa de Jesus dos Cariris.

Em 1758 o vice-rei d. Marcos de Noronha e Brito, 6º conde dos Arcos, sendo parente por afinidade do citado primeiro-ministro do reino, decide por carta régia do dia 8 de maio do mesmo ano, o fim de todos os aldeamentos. Em decorrencia disso o local é elevado a vila e sede de conselho com a designação de Pombal. No mesmo ano a vila passa a ser município.

Em 1760 a aldeia conhecida como Saco dos Morcegos, que pertencia ao município de Pombal, passa a ser uma vila e mais tarde município de Mirandela, porém acaba perdendo sua condição e volta a ser anexada a Ribeira do Pombal. Mais em.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Ribeira_do_Pombal

Fotos Google Imagens

Comentários

Lorena Morais disse…
Tenho um texto que fala sobre Saubara (Conheça Saubara), que gostaria de publicar no blog.
Jozinaldo Souzza disse…
Oi Lorena Morais Obrigado pela visita.fique sempre a vontade eu conheço sim so que tem muito tempo que eu fui lha. p vc mandar o texto este é meu Email. joziama@gmail.com
Antenciosamente. Jozinaldo