Igreja da Ordem Terceira de São Francisco




A Igreja da Ordem Terceira de São Francisco é uma igreja católica da cidade de Salvador, Bahia. Foi indicada para a eleição das 7 Maravilhas do Brasil.

Foi erguida em 1703[1] ou 1702[2], ocupando o lugar de uma edificação anterior. A nova igreja foi projetada por Gabriel Ribeiro, que venceu o concurso aberto para este fim, mas a autoria da fachada não é assegurada.

Este templo é especialmente importante para o estudo do barroco no Brasil, sendo o único exemplar em todo o país cuja fachada foi decorada em estilo churrigueresco, com apenas um similar, mas não tão expressivo, na Igreja de Nossa Senhora da Guia, na Paraíba.

A fachada esteve coberta de argamassa por longo tempo e somente no início do século XX, durante serviços na rede elétrica, foi redescoberta a sua decoração subjacente. Tem uma profusão de esculturas e relevos de frutos e folhagens, formando guirlandas e volutas. A portada em pedra que dá acesso ao adro é também belamente ornamentada. A igreja se localiza anexa ao importante conjunto da Igreja e Convento de São Francisco, outra joia da arte barroca no Brasil. Mais em.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Igreja_da_Ordem_Terceira_de_S%C3%A3o_Francisco_(Salvador))
Fotos Jozinaldo

Comentários