Santa Cruz Cabrália




Santa Cruz Cabrália, município do nordeste brasileiro, localizado no extremo sul do estado da Bahia, na Costa do Descobrimento, cidade-berço da Civilização Brasileira.

Sua baía, por séculos chamada de Porto Seguro e atualmente de "Cabrália", é o local de chegada das caravelas dos portugueses por ocasião do descobrimento do Brasil, em 22 de abril de 1500.

Abrangendo os municípios de Belmonte, 'Santa Cruz Cabrália e Porto Seguro, a Costa do Descobrimento possui uma extensão litorânea de 165 km. 35% da população nasceu nesta região; 30% é oriunda de outros municípios do sul da Bahia e os 35% restantes é formado por pessoas que vieram de outros estados brasileiros e até mesmo de outros países, como Portugal, Itália, França, Alemanha, Espanha, Argentina e Estados Unidos.

Santa Cruz Cabrália é uma das cidades históricas do estado da Bahia, por nela terem sido realizadas a 1ª (Domingo de Páscoa) e a 2ª (de Posse) Missas no Brasil, ambas celebradas por Frei Henrique de Coimbra, capelão da armada de Pedro Álvares Cabral, em 26 de abril e 1 de maio de 1500, respectivamente, a primeira delas na extremidade sul da Baía Cabrália, mais precisamente no Ilhéu da Coroa Vermelha, e a segunda na foz do Rio Mutary.

Santa Cruz Cabrália é uma cidade construída em 2 planos, seguindo a tradição portuguesa, tendo sido criada na margem norte da foz do 'Rio Mutary pelo navegador português Gonçalo Coelho, comandante da 2ª Expedição ao Brasil, que aportou na Baía Cabrália em 1503 para ali deixar os primeiros missionários, aventureiros e degredados, deixados ao lado da Santa Cruz de Posse, e que trouxe consigo, como Observador, o navegador Américo Vespúcio. Neste ano de 1503 o Brasil mudou seu nome de Terras de Vera Cruz para Terras de Santa Cruz.
Mais em.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Santa_Cruz_Cabr%C3%A1lia

Comentários