Barra do Mendes Bahia

>> sábado, 18 de dezembro de 2010



Barra do Mendes é um município brasileiro do estado da Bahia, situado a 534 km a sua capital Salvador, a ligação entre as duas cidades se dá essencialmente através da BA - 052 (Estrada do Feijão). Sua população estimada em 2004 era de 15.301 habitantes.

No início do século XIX, era uma fazenda chamada Barra, justamente porque ficava no encontro de dois rios. O Mendes foi acrescentado em homenagem ao proprietário, desta família. É ao redor desta fazenda Barra que surgiram outras e posteriormente uma grande aglomeração de pessoas.

Até 1917, Barra do Mendes e Ipupiara eram distritos de Brotas. E após exercer o cargo de Intendente (prefeito) de Brotas de 1914 a 1916, Militão Coelho solicitou ao governador a separação do município e a formação de outro com sede em Barra do Mendes e tendo Ipupiara e Morpará como distritos. O então governador, Antonio Muniz Aragão, atende seu pedido e, pela Lei Estadual nº. 1.203 de 21 de Julho de 1917, o município é criado.

Em 1918, Militão Coelho invade Brotas de Macaúbas a fim de prender o "major Venas" (Joviniano dos Santos Rosa, tabelião), que lhe desobedecera. O major era compadre de Horácio, inclusive criando-lhe duas filhas naturais.

Dando mostras de seu estilo, o velho coronel ainda atira no maxilar de sua vítima, para que este nunca mais discuta suas ordens. Horácio vê que somente pela força pode se entender com Militão: invade Brotas de Macaúbas, resgatando seu aliado e preparando-se para a resposta. Militão, que estava na capital, retorna e os combates têm início.

Duas batalhas decidem o destino desta primeira refrega, após dois meses de intenso combate: Pega e Fundão. Horácio assume a chefia política da cidade, feito Intendente, ao passo em que Militão fortifica-se, em Barra do Mendes, então distrito de Brotas.
Mais em.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Barra_do_Mendes

1 comentários:

Carvalho 13 de janeiro de 2011 13:25  

Parabens pelo blog esta bem redigido gostei muiiito nao sou de Brejões mais tenho empresa no Município e esste tipo de iniciativa so vem a nos ajudar a divulgar belezas escondidas em muitos lugares que nao estao no roteiro turisco do nosso querido Brasil
www.cafeclubresort.blogspot.com

  © Blogger templates Inspiration by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP