Ibicaraí Bahia



Ibicaraí é um município brasileiro do estado da Bahia. Sua população atual (de acordo com a última contagem populacional realizada em 2007 pelo IBGE) é de 24.752 habitantes. Muito menos do que nos esplêndidos anos da "era do cacau" que já chegou próximo dos 50.000 habitantes.

Calixto Roxo, em 1916 vendeu para Manoel Marques Primo, seu "roçado" localizado à margem esquerda do Rio Salgado. Familiares de Manoel imigraram então para o pequeno roçado, iniciando a cultura da semente do cacau na região. Em 1917, fruto dessa imigração de cultura familiar e da expansão natural do agronegócio cacaueiro, formava-se um pequeno povoado que se reunia em um barracão central, onde eram realizados pequenos negócios e se colocava a conversa em dia. Em razão destas costumeiras reuniões, o povoado ganhou o nome de "Palestra", povoado de Itabuna. Palestra cresceu, recebeu moradores de outras famílias que se envolviam com a recém criada cultura do cacau,e, em 1920, por sugestão de Aurélio Caldas, seu nome passou a ser Palestina.

Foi elevada à condição de vila, em 1937, "Vila Palestina". A Lei Estadual nº 141, de 1941, criou o nome de Ibicaraí, que na língua Tupi quer dizer "Terra Sagrada".

A Lei Estadual nº 451 de 22 de outubro de 1952, transformou a condição de vila para Município, quando se desmembrou em definitivo de Itabuna. A cidade de Ibicaraí teve a sua origem diretamente ligada ao território de Itabuna.Mais em.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Ibicara%C3%AD

Comentários