Campo Alegre de Lourdes Ba







Campo Alegre de Lourdes é um município brasileiro do estado da Bahia. Sua população estimada em 2008 era de 28.367 habitantes.

O município de Campo Alegre de Lourdes situa-se ao norte do Estado da Bahia na divisa com o Estado do Piauí. Embora esteja dentro da área do Vale do São Francisco, fica a 120 km do mesmo. Não é cortado por nenhum curso de água permanente e situa-se no chamado POLÍGONO DA SECA. Possui um população de 28.000 habitantes sendo que 21.000 na área rural. A base de sua economia é a agricultura de subsistência e a pecuária de pequeno e grande porte.
O núcleo inicial do município de Campo Alegre de Lourdes foi a Fazenda Peixe, situada em terras da então Província de Pernambuco, para onde convergiram várias famílias, com o intuito de desenvolver a criação de gado bovino na região. Em fins do século XVIII, fugindo de lutas armadas que ocorriam em Pilão Arcado, outros povoadores se instalaram na referida fazenda. Em 1938, já formada uma aglomeração urbana, e constituindo parte do território de Remanso, o local era elevado politicamente a distrito; posteriormente teve a sede mudada para o povoado vizinho de Campo Alegre, denominação alterada em 1943 para Catita. O Município foi criado em 1962, com território desmembrado de Remanso, quando recebeu o nome de Campo Alegre de Lourdes. Mais em.
http://www.campoalegredelourdes.ba.gov.br/

Comentários