Utinga Bahia





Utinga é um município brasileiro do estado da Bahia. Sua população estimada em 2004 era de 16.807 habitantes.

Turismo: Tem muitas cachoeiras, a Barragem, Gruta da Boa esperança, Pedra da Figura, Serra da Atalaia (nessa serra, temos umas das plantas raras do país, ex: a flor sempre viva, e o Ipê).

A descoberta do fertilíssimo Vale do Rio Utinga data de 1551, com as missões catequéticas dos jesuítas, iniciando-se aí o povoamento da região com o aparecimento das primeiras fazendas de criação. De 1843 à 1846, o Pe. Benigno José de Carvalho e Cunha, vigário de Campestre, financiado pelo Instituto de Geografia do Rio de Janeiro, viajou por todo o Vale do Rio Utinga com a finalidade de exploração, mas, tendo como objetivo principal, encontrar uma cidade abandonada. Porém, tudo o que encontrou por aqui, foram muitos quilombos de valentes e perigosos negros, fugidos das fazendas e que povoavam e cultivavam o Vale do Rio Mocambo.

Com o fulgor das minas de diamante de Lençóis e Estiva, descobertas em 1840, surgiu às margens do Rio Mocambo, um Arraial de casinhas, que foi chamado de Palha e que servia de pouso aos viajantes que iam para as Lavras Diamantinas ou de lá voltavam com o destino à Jacobina, Morro do Chapéu ou Orobó. O povoado de Palha, veio a servir mais tarde, de reduto de malfeitores, chefiado por Hermenegindo de Souza Santos. Mais em.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Utinga_(Bahia)

Comentários