Ituaçu Bahia

Ituaçu é um município brasileiro do estado da Bahia. Sua população estimada em 2006 era de 17.833 habitantes. ITU(queda d`água) açu (grande, maior)

Ituaçu é um dos municípios turísticos da Bahia, Geográficamente está situada na Serra Geral, é a entrada sul para a Chapada Diamantina. Dista da Capital baiana 470 km. O acesso se dá pela rodovia BR-324 e BR-116, após o municipio de Milagres 30km entrando por Nova Itarana, Maracás, Contendas do Sicorá e na BA-142 passando por Tanhaçu.

Também conhecida como Portal da Chapada, por sua localização estratégica, aqui você encontra um “menu” de opções para o turismo. São várias opções de trilhas, esportes radicais, cavernas, diversidade da flora e o clima acolhedor de seus habitantes. Ainda pouco difundido entre os roteiros tradicionais, ela atrai simpatizantes e apaixonados por desbravar a Natureza ainda intocada. A cidade é acolhedora, arborizada com praçinhas e muitas histórias. A arquitetura colonial proporciona o sentimento de mergulho ao passado, ruas estreitas e coloridas, calçamento de pedras e paralelepípedos nas quais é fácil imaginar os tempos áureos de tropeiros e senhores feudais. Alguns casarões ainda mantêm sua forma original, é nosso patrimônio histórico mostrando a sua fachada. A cidade tem “arte” nas veias. Aqui nasceu o cantor e compositor Moraes Moreira. Gilberto Gil também escreveu sua história em Ituaçú, ele passou boa parte de sua infância e juventude. Outro ponto encantador é o artesanato local, que usam como matéria-prima: madeira, sementes, papel, palha, pedra, trapos, garrafas pet, etc.. sem falar das bordadeiras que confeccionam “enxovais” de encher os olhos. E como um dos maiores prazeres é comer, seu paladar apurado não vai se decepcionar com a culinária local. São doces caseiros, sequilhos, povilhos, bolos, refogados, “cortadinhos” e tantas variedades que fica difícil listar. Aqui, você encontra também massagistas, rezadeiras, medicina alternativa natural além da paixão do brasileiro, o futebol, com um estádio espetacular de grama natural. Sejam bem-vindos, desfrute com respeito dos recursos naturais, pois assim, você e seus descendentes poderão voltar amanhã.


Comentários