Maracás bahia

O município conta com população de aproximadamente 24.551 habitantes. Destes, cerca de 38% vive na zona rural localizada na região econômica do sudoeste da Bahia, na mesorregião do Centro-Sul Baiano e na microrregião de Jequié, a 365 km de Salvador.

Situada a uma altitude de 976 m, medida na sede do município, tem como ponto mais elevado o Morro da Contagem, com mais de 1295 metros.

A cidade tem tradição nos festejos juninos, já tendo sido apelidada de Suíça Baiana por ser uma cidade de clima muito frio com relação às cidades do entorno.

A sua base econômica é predominantemente, a pecuária bovina extensiva de corte, com um giro de aproximadamente quinhentas cabeças/mês.

Complementando sua base econômica, destaca-se a mandioca, o feijão, o milho e outras culturas além de sazonalmente, o café e o extrativismo de umbu.

Atualmente, cerca de 70% da população vive na margem da pobreza segundo a Fundaçao Getúlio Vargas, com base nos dados do IBGE de 2005. A mortalidade infantil (29/1000 segundo o IBGE para o ano de 2005) também é um agravante social.

Seu IDH se mantém em torno de 0,61.

O índice de analfabetismo a partir dos 15 anos é de 26% para o total da população. Um tímido comércio, aposentadorias, programas assistenciais federais e funcionalismo público complementam a renda do município.

O acesso ao município é rodoviário, e mantém-se razoável graças ao investimento do Banco Mundial no Programa de Revitalização de Rodovias no Estado da Bahia, a partir de 2005.

Fonte.
wikipedia.com
fotos.
panoramio.com

Comentários