São João de Senhor do Bonfim 2011

Considerada uma das melhores e mais tradicionais festas do Nordeste, o São João na “Capital Baiana do Forró”, acontece de 22 a 26 de junho, no Espaço Gonzagão (Parque da Cidade), com o tema “Tradição e Alegria no Melhor São João da Bahia”. Os festejos juninos de Senhor do Bonfim trarão, além dos shows no Arraiá da Tapera (Espaço Gonzagão), o forró pé de serra no Forrobodó, o Forró no Trem, o Show de Espadas, as alvoradas e a Casa do São João, onde baianos e turistas poderão apreciar outros aspectos da festa e da cultura regional.

Outro fator que contribui para que a cidade seja um exemplo de São João é que, mesmo com a grandiosidade do evento, Senhor do Bonfim preserva características tradicionais, como trios de sanfoneiros, quadrilhas, bandas de pífanos (calumbis) e alvoradas juninas, que arrastam multidões pelas ruas durante as madrugadas, sem falar que na festa oficial, promovida pela prefeitura do município, só toca forró.

Um belo espetáculo também pode ser visto na cidade na véspera do São João (23), a partir das 18h: é a guerra de espadas. Realizada em algumas ruas determinadas pela prefeitura, o evento reúne bonfinenses e turistas que travam uma guerra pacífica em volta de grandes fogueiras. Para dar mais encanto e segurança ao show, em algumas vias as luzes são apagadas.

Aqueles que quiserem apenas assistir, sem participar, podem acompanhar protegidos das janelas e varandas de casas e edifícios. Para a realização da batalha, as vias onde ela acontece são sinalizadas. A Polícia Militar também faz o bloqueio preventivo para que veículos não trafeguem nessas ruas. Mais de três mil dúzias de espadas são utilizadas na ocasião
Programação:

Zé Ramalho, Garota Safada, Magníficos, Adelmário Coelho e Flávio José, além de Cicinho de Assis, Trio Nordestino, Nino Coutinho e Zelito Miranda, de 22 a 26 de junho. Outras atrações a serem confirmadas.

Como chegar:

Partindo de Salvador, o motorista deve trafegar pela BR-324, passando por Feira de Santana e seguindo até Capim Grosso. A partir desse ponto, é preciso seguir pela BA-407, no sentido norte, até chegar a Senhor do Bonfim. O município fica a 374 km de Salvador.

Fonte.
saojoaobahia.com.br

Comentários