Itambé Bahia

Itambé é um município brasileiro do estado da Bahia na microrregião de Itapetinga.

Situado a 346 metros acima do nível do mar, sua área é de 1.626 km², habitada por 35.512 pessoas (estimativa 2009). A palavra Itambé é de origem Tupi e significa Pedra Afiada.

O povoado do Verruga surgiu entre 1860 e 1890, quando uma grande seca assolava o sertão baiano e muitas famílias se deslocaram para o litoral em busca de uma vida melhor.

Duas famílias desceram a serra do Marçal e ficaram maravilhadas com o verde exuberante que os encheu de esperança, dando fim a uma longa viagem rumo ao litoral. Essa região era habitada pelos índios Pataxós e Mongoiós, que defendiam sua terra bravamente. Não se sabe com quais argumentos os senhores Manoel Balbino da Paixão e Manoel Raimundo da Fonseca, chefes das famílias, ainda lá na serra do Marçal negociaram com os índios a permissão para se instalarem.

Continuaram a descer a procura de terras férteis para lavoura e pastagem. Até que chegaram junto ao riacho santa Maria, lugar que eles tanto procuravam.Como as terras eram boas, muitos colonos foram atraidos para o local, gerando assim alguns conflitos com os pataxós. Nessa época os padres capuchinhos viajavam longas distâncias no lombo de jegues para catequizar os novos moradores e os índios, foi então construída a primeira capela do povoado feita de Taipa junto ao córrego Santa Maria. As famílias tomaram por intercessor São Sebastião, em busca de paz com o índios. A partir daí o povoado cresceu rapidamente.

De acordo com a lei estadual nº2042 de 12 de Agosto de 1927, o povoado adquiriu a sua emancipação política ( o povoado do Verruga pertencia até então ao município de Vitória da Conquista). No dia 1º de Janeiro de 1928 foi empossado o primeiro prefeito, coronel Hygino dos Santos Melo.

Em 30 de novembro de 1938, através do Decreto de Lei nº 11.089 o Município de Itambé adquiriu o distrito de Itapetinga que pertencia ao Município de Vitória da Conquista. Em 3 de agosto de 1948, foi colocada primeira pedra para construção da primeira casa do distrito de Catolezinho, numa área doada pelo então vereador e próspero fazendeiro Cassiano Fernandes Ferraz. Após nove meses já havia sido edificada em torno de trezentas casas, assim Catolezinho se tornou o primeiro distrito e Itapetinga o segundo. Itambé possuía também os arraias de Sapucaia, Palmares e Bandeira. Em 12 de dezembro de 1952, Itambé perdeu o distrito de Itapetinga, quando este foi emancipado politicamenteNo processo de estruturação política e administrativa houve também a estruturação da fé. Em 28 de novembro de 1935, foi instalada paróquia de Itambé, graças a influência do Doutor Aparício do Couto Moreira que era parente próximo do Monsenhor Moisés Couto, Vigário de Itabuna, este intercedeu para criação da paróquia, tendo como primeiro vigário o padre Nestor Passos. A paróquia de Itambé tem São Sebastião como patrono.

Fonte.wikipedia.com
Foto.panoramio.com

Comentários