São João de Gandu 2011

Famílias em volta da fogueira ao cair da noite, assando um saboroso milho verde, vigiando a criançada a queimar seus fogos juninos, degustando um licorzinho à espera das atrações que começam ao anoitecer. Este é o São João de Gandu, município localizado na região sul da Bahia (a 280 km de Salvador), onde acontece uma das mais tradicionais festas do período no Estado.

Realizada entre os dias 23 e 26 de junho, na Praça Simões Filho, a festa, em 2011, abordará o tema “São João do Cacau – Rumo à Copa de 2014, onde se contará um pouco da história e da importância da fruta, fonte de renda da cidade, além de homenagear por antecipação o mundial de futebol, que acontece no Brasil em 2014.

Como principais características, quem for a Gandu poderá sentir o imenso calor humano e a hospitalidade dos anfitriões, assistir a diversas apresentações de quadrilhas juninas, degustar grande variedade de bebidas e comidas típicas, além de se divertir com o Arrastão do Sabiá, brincadeira dos moradores da região, que, ao som de muito forró, percorrem as ruas da cidade, parando de casa em casa, cantando, comendo e bebendo, sempre com muita animação. Diversas atrações também se apresentarão para quem quiser dançar e aproveitar o clima de paquera da ocasião. Vale a pena conferir a tradicional festa que, há exatos 22 anos, aquece e movimenta a cidade.

Como chegar:

1a opção: Saindo de Salvador e Região Metropolitana o turista tem varias opções: A primeira delas é pegar a BR-324, depois seguir pela BR-101, sentido sul, passando pelas cidades Santo Antônio de Jesus, entroncamento de Valença, Teolândia. Chega-se a Gandu após passar pela cidade de Wenceslau Guimarães.

2a opção: via ferry-boat, saindo de Salvador pelo Terminal de São Joaquim, realizando a travessia. Depois de desembarcar no Terminal de Bom Despacho, em Itaparica, o viajante deve pegar a BA-001, passando pelas cidades de Nazaré e Santo Antônio de Jesus, onde deve seguir pela BR-101, sentido sul, em direção ao entroncamento de Valença, Teolândia. Chega-se a cidade de Gandu após passar pela cidade de Wenceslau Guimarães.

3a opção: também via ferry-boat, saindo de Salvador. Ao chegar ao Terminal de Bom Despacho, deve-se seguir pela BA-001, passando pelas cidades de Nazaré e Valença, pegando a estrada BA-542, sentido entroncamento, às margens da BR-101 sul, seguindo pela cidade de Teolândia. Chega-se a Gandu após passar pela cidade de Wenceslau Guimarães.

Para quem estiver na região sul, extremo sul e sudoeste, as opções são: BR-116 (Jequié) e BR-101 (Itabuna). As empresa Águia Branca, Cidade Sol, Camurujipe, São Geraldo e Itapemirim também oferecem linhas de transporte para a cidade.

Programação:

23 de junho (quinta-feira)
Expresso Musical
Sem Retoque
Banda Cactus
Edu e Maraial

24 de junho (sexta-feira)
Conexão
Duda Perkata de Couro
André Macedo
Vanoli Cigano
Cangaia de Jegue

25 de junho (sábado)
Expresso Doce Veneno
Motorista de Madame
Netinho do Forro
Le cum Crê
Gaviões Dourado

26 de junho (domingo)
Visão das Cores
Saindo do Quarto
Quarto Revirado
Como Dizia a Canção
Braa’Roots
Chamego Bom
Ball Jhones

Fonte.saojoaobahia.com.br
Foto.apuaremaemfoco.blogspot.com
Sobre a cidade de Gandu Bahia Clique aqui

Comentários