Macajuba Bahia


 Macajuba é um município brasileiro do estado da Bahia. Sua população estimada em 2004 era de 11.984 habitantes. O terreno para a igreja matriz, cuja padroeira é Santa Luzia, foi doado por Francisca Alves Sampaio. Seus nichos ficaram sob a responsabilidade de sua filha, Hermínia Borges Sampaio, e, a partir da década de 20, também das netas, Flora, Laurita, Zulmira, Olívia, Nelly, Edith. Seu nome, antigamente, era Capivary, por ser cortada pelo rio Capivari (grafia atual), e mudou de nome porque havia cidades maiores no Brasil chamadas Capivari. Virou Macajuba por causa da serra que corta o município. Município criado com o território do município de Baixa Grande, através Lei Estadual, de 12.05.1906, que transferia a sede do município para a povoação de Santa Luzia do Lajedo (atual sede de Macajuba), alterando-lhe o topônimo para Vila Capivari.

Em 1943, o município de Capivari foi extinto e passado à condição de distrito de Baixa Grande (que fora restaurado em 1910, com território desmembrado de Capivari.) O município foi restaurado, por Decreto Estadual, de 01.06.1944, com a denominação de Macajuba. A sede, criada distrito em 1906, foi elevada à condição de cidade, através Decreto-Lei Estadual, de 30.03.1938.

Naturais

Área Natural

Rio Capivari BA-421 Curso d'água, excelente para pescaria e banhos.

Histórico Matriz de Santa Luzia Praça Castro Cincurá, s/n Data de criação: Século XX Mantenedor: Paróquia Obelisco Praça Castro Cincurá, s/n Data de criação: Século X1X Mantenedor: Prefeitura Municipal de Macajuba

Fonte. panoramio.com

Comentários