Itaeté Bahia


 A origem da cidade de Itaetê remota aproximadamente ao final do século XIX, de umapequena povoação de nome Tamanduá as margens do Rio Paraguaçu nos primeiros anos do século passado, foi construído um ramal da estrada de Ferro até Tamanduá, fato que aos poucos foi desenvolvendo a localidade, mais foram os tropeiros que fizeram de Itaetê um imortante centro comercial como ponto de apoio de tropas que vinham de diversas localidades do alto sertão e das lavras diamantina até a estação ferroviária.

O município de Itaetê foi criado pela Lei Nº 1.497 de 25 de setembro de 1961, assinada pelo Governador da época, Juracy Magalhães, a instalação do município se deu em 07 de abril de 1963, quando foi empossado a 1ª Câmara de Vereadores e o 1º Prefeito, Sr. Valdemar Ferraro. O território do novo município foi desmembrado de Andaraí.

O nome Itaetê é de origem Tupy-Guarani e significa "Pedra Dura” Duríssima".

Localizado na Micro-Região da Chapada Diamantina Meridional

Partindo de Salvador pela BR 324 a Feira de Santana – BR 116 e BR 245 pouco antes da Cidade de Milagres, passando por Iaçú e Marcionílio Souza ou pela BR 242 Itaberaba, depois Iaçú, Marcionílio Souza, ou ainda pela BR 242 até a BA 142 passando por Andaraí.




Comentários