Medeiros Neto Bahia

Medeiros Neto é um município brasileiro do estado da Bahia. Situado no extremo sul da Bahia, Medeiros Neto é uma cidade pequena e ainda em desenvolvimento. Com pouco mais de 21 mil habitantes, possui 6 distritos.[carece de fontes?]

O município tem 1246 km² limitando-se ao norte com Vereda, a leste com Teixeira de Freitas, com Caravelas e Lajedão, ao sul e oeste com o estado de Minas Gerais e com o município de Itanhém.
Criado em 1958, por desmembramento do município de Alcobaça. Seu nome é uma homenagem ao senador alcobacense Antônio Garcia de Medeiros Neto (1887-1948). A população do município em 2004 era estimada em 20.299 habitantes.

A primeira casa a beira da barra de água fria fora construída, pelo senhor Gaudêncio Gangá.

O nome Medeiros Neto foi transformado pelo próprio ex-Senador em sobrenome de família de seus filhos, que os transmitiram às gerações seguintes. Contudo, essas informações não foram levadas em consideração quando da criação do município de Medeiros Neto Bahia em 1958.

“Vale ressaltar que no histórico sobre a emancipação da Cidade de Medeiros Neto há um equívoco. O Senador Medeiros Neto morreu em Itaberaba-Ba em 1948. Quando Oscar Cardoso apresentou o projeto de emancipação o nome Medeiros Neto, foi sugerido por João Garcia marido de D.Sinhá que tinha a pensão em Alcobaça."









Comentários