Itacaré Bahia


Itacaré Bahia

Itacaré 
é  uma das cidades sul baianas mais privilegiadas com belezas naturais. Praias, rios e a Mata Atlântica preservada são os ingredientes principais que encantam visitantes de todas as partes do mundo. A alegria do povo hospitaleiro deixa a cidade ainda mais aconchegante. Apesar de sua estrutura remeter à vila de pescadores que a originou, Itacaré oferece alternativas de diversões para público variado, dos que buscam sossego ao agito. 


A grande diversidade de praias deixa o banhista em dúvida sobre qual visitar. Os aventureiros podem descobrir algumas mais desertas percorrendo trilhas incrustadas na Mata.  Algumas praias, com ondas fortes, favorecem a prática do surf e entre as mais procuradas pelos surfistas estão a Tiririca e Engenhoca. Mas quem apenas quer se refrescar no mar sem grandes emoções não fica desapontado. São inúmeras praias com marolas calmas e infraestrutura de bar e restaurante. A mais próxima do Centro de Itacaré é a praia da Concha. 


O município ocupa uma área total de 730 km2. De acordo com o censo do IBGE realizado em 2008, Itacaré tem uma população estimada de 26.348 habitantes. Pouco menos da metade está na zona rural do município, que tem Taboquinhas como seu maior distrito, localizado a 26 km da sede do município. O local é famoso por ter as melhores corredeiras para a prática do rafting e outros esportes radicais, além da tradicional moqueca de curuca, um pequeno crustáceo semelhante ao camarão. 

O município ainda possui comunidades remanescentes de quilombos. Fojo, Água Vermelha, João Rodrigues, Santo Amaro, Cuiúdos, Serra de Água, Oitizeiro, Os Tanques, Socó e Acaris estão localizadas na zona rural de Itacaré. E, na zona urbana, o bairro Porto de Trás também é considerado um dos últimos quilombos urbanos na Bahia. Mais sobre Itacaré 

Fonte. itacare.ba.gov.br 
Fotos. Jozinaldo 


Mais.

 

Comentários