Nazaré Bahia


Nazaré é um município brasileiro do estado da Bahia. Localiza-se a uma latitude 13º02'06" sul e a uma longitude 39º00'52" oeste, estando a uma altitude de 39 metros. Sua população estimada em 2004 era de 26 576 habitantes. Possui uma áreHistórico de Nazaré
A partir da segunda metade do século XVI, colonizadores portugueses adentraram na região, na qual surgiria o município de Nazaré. Antes, porém, a região era ocupada por aldeias de tribos indígenas da etnia tupinambá. Fernão Cabral de Ataíde povoou a margem direita do rio Jaguaripe, recebendo esta a denominação de Sesmaria de Jaguaripe.
Fernão Cabral de Ataíde viera de Portugal para a Colônia na década de 1560, com idade entre 25 e 30 anos. Acompanhado de sua mulher D. Margarida da Costa, nascida em Moura, e seus sogros: Manoel da Costa e Beatriz Lopes de Gouveia. Deixando no Reino um filho por nome de Manoel Cabral.
Fernão Cabral nasceu na pequena cidade de Silves, no ano de 1541, na região do Algarve, considerado o segundo reino da Coroa Portuguesa. Silves chegou a ser a capital do Reino Algarviense e a sede do episcopado por vários séculos, até ser substituída no âmbito político-econômico por Faro, no século XVI, mesmo século em que Fernão vem residir no Brasil. Da sua ascendência, disse ser filho de Diogo Fernandes Cabral e de Ana de Almada, alem de ter tido um avô, que não conheceu, por nome de Fernão Cabral.
Possuía dois irmãos do primeiro casamento de seu pai: D.Violante Cabral e Manoel Dias Cabral. Do segundo casamento de Diogo Fernandes Cabral com D. Ana Alcaceya, tivera mais três irmãos, Frei Paulo da Gama, Nuno Fernandes Cabral e D. Joana Cabral.

Fonte. wikipedia.org
Fotos. nazare.ba.gov.br


Mais.

 

Comentários