Ibicuí Bahia








 
 
Ibicuí é um município do estado da Bahia, no Brasil.
Topônimo
"Ibicuí" é um termo de origem tupi que significa "água do pó da terra", através da junção dos termos yby ("terra"), ku'i ("pó")6 e 'y ("água")7 .
História
Ibicuí foi emancipado do município de Poções por projeto do vereador Ataíde Andrade Fonseca, falecido em 24 de agosto de 2006, aos 94 anos de idade.
Geografia
Sua população, segundo o censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística em 2010, é de 15 618 habitantes. Faz divisa com os municípios de Itororó, Firmino Alves, Dário Meira, entre outros, porém possui estreita relação com Iguaí (quinze quilômetros de distância) e Nova Canaã (22 quilômetros).
Turismo
Ibicuí é há muito tempo conhecida por suas festas juninas. Pessoas de todo os municípios da Bahia e de outros estados brasileiros vão à cidade para aproveitar o frio e o forró do mês de Junho. Durante todo o ano, a cidade se prepara para esta festa, que movimenta uma grande quantidade de dinheiro. O número de visitantes, atraídos pelas boas atrações na Praça Régis Pacheco e nas "festas de camisas", chega a ultrapassar o número de moradores da cidade.
Inúmeras bandas de forró conhecidas nacionalmente se apresentam todos os anos em Ibicuí. Bandas estas como Mastruz com Leite, Estakazero, Calcinha Preta, Canários do Reino, Limão com Mel e cantores como Flávio José. Bandas regionais também marcam presença nesta festa, entre elas Cacau com Leite e a indispensável Banda Lordão, que toca neste São João a muitos anos. Até Luiz Gonzaga, o conhecido "Rei do Baião", já se apresentou em Ibicuí
 
 
 
Mais.
 


 

Comentários